Após a nossa reportagem (ver aqui) sobre aquele pobre sertaniense que mora na zona rural do município, todos pensávamos que o governo municipal de Sertânia se senbilizaria e o procuraria para tentar resolver o problema do mesmo, enganou-se que imaginou isso. “Seu Nailson” continua pegando carona para chegar em Arcoverde e fala que existem outras pessoas, também da zona rural que estão na mesma situação e a prefeitura de Sertânia nada faz para minimizar esse problema.

“Vou durante três dias para a cidade de Arcoverde, junto com outros sertanienses na base da carona, apesar do apelo que fiz a prefeitura de Sertânia, a secretaria de saúde, ao promotoria de justiça, a outros órgãos do Estado e até órgãos federal e no entanto, estou aqui penando para fazer meu tratamento em Arcoverde. Tenhos muitas outras doenças, como pode a prefeitura fazer um negócio desse com gente humilde como a gente?”, diz “Seu Nailson”, visivelmente emocionado.

Está aí sertaniense, esta é a situação de quem precisa do poder municipal em Sertânia. Os leitores perceberam a falta de empatia dos que fazem o poder municipal. O Tratamento fora de Domicílio é assegurada pela lei. A Portaria SAS nº 055, de 24 de fevereiro de 1999, dispõe sobre a rotina de Tratamento Fora de Domicílio. Esta normatização tem por objetivo garantir o acesso de pacientes de um município a serviços assistenciais em outro município, ou ainda, em caso especiais, de um Estado para outro Estado. O TFD pode envolver a garantia de transporte para tratamento e hospedagem, quando indicado. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada. Nos casos em que houver indicação médica, será autorizado o pagamento de despesas para acompanhante.

Infelizmente esta é a realidade, por isso que trata-se de uma grande demonstração de hipocrisia ver o prefeito Ângelo Ferreira usar o carro de som e a rádio local e ali desejar a todos saúde em 2022, quando ele mesmo, não teve até o momento em seus governos, a capacidade de garantir uma saúde digna aos sertanienses, principalmente aos mais humildes. Alguém tem dúvida disso? Basta olhar o que o hospital oferece!

Se fosse um parente deles ou alguém do seu grupo político, um dos seus ungidos, eles deixariam isso acontecer???

Acorda Sertânia!!!!