O bispo da cidade espanhola de Solsona renunciou à Igreja depois de se ter apaixonado por uma psicóloga e escritora de livros eróticos. O Papa Francisco já aceitou a saída de Xavier Novell, que agora fica livre para viver o amor com Silvia Caballol.

Paradoxalmente, uma das publicações mais conhecidas da escritora, “O Inferno da Luxúria de Gabriel”, tem conotações satânicas.

Apaixonei-me e quero fazer as coisas bem”, afirmou o antigo clérigo, que em 2010 se tinha tornado no bispo mais jovem de Espanha.

Agora deve começar-se um processo em que Xavier Novell solicite à Santa Sé a dispensa da promessa de celibato e de obediência, algo que poderá levar algum tempo, como escreve o El País.

O bispo renunciante ausentou-se das suas funções há algumas semanas, depois de ter sido autorizado pelo Papa, alegando razões de saúde ou outra causa grave que diminui a sua capacidade para desempenhar o cargo.

Chegou mesmo a colocar-se em hipótese um eventual diferendo entre Xavier Novell e Roma, mas a verdadeira razão do afastamento seria conhecida mais tarde. Agora, aos 52 anos, o espanhol prepara-se para deixar a Igreja Católica e abraçar o amor.